ZUCC



Peter era um garoto introvertido, com poucos mas importantes amigos, e gostava de ciência e fotografia. Adorava postar suas fotos no Instagram e Facebook. Até que um belo dia, se levantou da cama, limpou seus óculos, e quando sentou na cadeira para usar seu computador, o inesperado...

ZUCC.

Não compreendeu o que tinha acontecido. Uma foto, que havia postado, foi apagada e notificada por violar a política de conteúdo do Facebook. Era uma bela foto, de um pedalinho em formato de ganso em um lago cristalino, contrastando com o sol que refletia na 'cabeça do pedalinho', fazendo-o parecer em chamas. Uma verdadeira obra de arte.

Mas, pelo visto, o Facebook não via dessa forma. Por algum motivo, aquilo infringia suas políticas de privacidade. Peter se sentiu mal por ver isso acontecer. Além de perder a sua foto, que já tinha apagado da memória do computador e da câmera, não poderia postar por um mês inteiro.

Resolveu fazer alguma coisa. Queria aquela foto de volta, mesmo que seja pra não postar. Procurou contato com o Facebook de todas as formas, mas não conseguiu. Até que recebeu um telefonema:

-Alô, estou falando com o senhor Peter?

-Sim, ele mesmo. Quem fala?

-É do seu banco. A fatura do seu cartão está atrasada.

Então, prontamente, desligou o telefone. Pouco tempo, toca de novo, e Peter atendeu rápido:

-Você não se cansa?

-Alô, quem fala? É Peter?

Ele percebe que é uma voz diferente, então se envergonhou de ter atendido dessa forma.

-Sim, ele mesmo. Quem fala?

-Eu sou do Facebook, e vi que você tentou contato com a gente. Estou retornando pra dizer que estamos encaminhando a foto pro seu e-mail.

-Ah, obrigado. Mas eu gostaria de saber, por quê vocês a apagaram, primeiramente?

-Só um minutinho que eu vou passar pro meu superior.

Este minutinho demorou 5, mas Peter tentou não se estressar com isso.

-Alô. - atende um homem com voz grossa e seca.

-Eu... eu gostaria de saber porque apagaram a minha foto. - responde Peter.

-Além de nojenta, sua foto incentiva o vandalismo.

-O que? Como assim?

-Veja bem, o Lula tinha um pedalinho. E do que você posta foto? De um pedalinho. Você acha que deixariamos essa incitação comunista no nosso site? Gostamos do liberalismo aqui.

-... Mas isso nem faz sentido! - responde Peter, após um tempo em silêncio.

-Te mandamos a foto, agora faça o favor de não postar essa foto de novo, ou te processaremos. - e desligou, abruptamente.

Peter ficou sem palavras. Era um cara sensível, que, quase nunca, passava por situações como essa. Ficou revoltado, e resolveu ficar o resto do dia jogando jogos, o que fazia quando estava deprimido.

Um mês se passou, e ele poderia usar o Facebook de novo. Resolveu entrar pra denunciar numa CRITICA SOCIAL FODA o comportamento da rede social. Mas, ao entrar, uma surpresa: todos os seus amigos tinham sido apagados. Nesse momento sentiu revolta, e após uma ação impensada, postou novamente a foto que o Facebook havia retirado. Nesse momento, ele sabia que estava ferrado.

Nem demorou tanto pro processo chegar. Foram 3 dias, e a carta de intimação judicial apareceu na sua porta. No Facebook, CEO's riam do caso, que era causa ganha, afinal uma empresa desse tamanho nunca perderia processos, a menos que fosse pro governo, quem sabe. Peter sentiu-se impotente, e passou a noite em claro masturbando para garotas pálidas depressivas do tumblr.

Comentários

Postagens mais visitadas